Valderrobres, um dos vilarejos mais encantadores da Espanha

Valderrobres, um dos vilarejos mais encantadores da Espanha ergue-se sobre uma colina às margens do rio Matarraña e se destaca por sua arquitetura medieval e renascentista. 

 

O vilarejo nasceu quando os seus territórios foram reconquistados em 1169 e doados em 1175 pelo rei ao bispado de Zaragoza. Todo o esplendor econômico e social da cidade ocorreram durante os séculos XIV, XV e XVI. Não é atoa que os principais monumentos de Valderrobres sejam dessa época.

 

Valderrobres, também é conhecida em catalão como Vall de Roures fica situada na província de Teruel – Aragão, muito próxima da província de Tarragona, cerca de 2h30 de carro de Barcelona.



Veja também: CALACEITE, UM DOS VILAREJOS MAIS BONITOS DA ESPANHA

 

O QUE FAZER EM VALDERROBRES

Ponte de Pedra

A entrada para a Cidade Velha de Valderrobres é através da cênica ponte medieval sobre o rio Matarraña. É uma maravilha da pedra, e foi construída no final do século XIV. Possui quatro arcos pontiagudos, como corresponde ao gótico.

Ponte de Pedra

 

 

Praça principal 

A Câmara Municipal de Valderrobres ou Casa Consistorial é um dos edifícios mais importantes do vilarejo e as suas origens remontam ao final do século XVI. O edificio é um belo exemplo da arquitectura renascentista de Aragão e foi declarada Bem de Interesse Cultural em 1982. A Câmara Municipal fica na Plaza de España e constitui o núcleo da vila medieval.

Praça principal 





Centro histórico 

Deixamos a Plaza de España para trás e iniciamos uma caminhada em ziguezague pelas ruas estreitas  de paralelepípedos de Valderrobres até chegarmos à parte alta da cidade. Tenha sua câmera à mão, pois garantimos que o centro histórico está repleto de recantos encantadores que o levarão numa viagem no tempo do século XXI. Algumas ruas são dignas de cenário de um filme ambientado na Idade Média.

Centro histórico 

Igreja Santa María la Mayor

Já na parte alta do vilarejo encontramos o templo mais importante para ver em Valderrobres, a igreja de Santa María la Mayor, de estilo gótico, construída entre os séculos XIV e XVI. O monumental portal de acesso à igreja encontra-se no lado sul. 

A igreja foi restaurada há uma década, então atualmente parece magnífica. Em 1982 a igreja foi declarada Sítio de Interesse Cultural.

Igreja Santa María la Mayor

 

 

Castelo de Valderrobres 

O Castelo de Valderrobres é um dos monumentos essenciais a visitar, declarado monumento nacional em 1931. O atual castelo fica em uma antiga fortaleza medieval construída originalmente durante o período da reconquista no final do século XII.

Embora inicialmente o castelo de Valderrobres tenha sido um importante enclave defensivo, o edifício atual é o resultado da adaptação feita pelos arcebispos de Zaragoza entre os séculos XIV e XV para convertê-lo em palácio episcopal.

Para visitar o castelo sem tour guiado pagamos 6E, compramos os tickets na hora.

Castelo de Valderrobres 

O COMER EM VALDERROBRES

 

Valderrobres tem nos seus fogões um reflexo da tradição culinária da região de Matarraña, da qual é a capital. Os produtos à base de carne são a base da gastronomia local. Com eles, são feitos vários de seus pratos mais representativos.

 

Por exemplo, cordeiro assado, de rebanhos locais, ou coelho ou codorna em conserva. Também tem o famoso Jamón D.O.P de Teruel, longanizas ou chouriços. Todos bons exemplos de tapas para jantar em Valderrobres. Além disso, costela e lombo em conserva. O solo ao redor de Valderrobres é mais do que apropriado para o cultivo de azeitonas. Eles são usados ​​na produção de azeite com D.O. Aragão inferior.

 

Mel e amêndoas são outros produtos típicos locais. A sua presença é muito notável na confeitaria, onde se nota uma certa influência catalã.  Outros exemplos para comer em Valderrobles são crepes, coc amb mel ou pão doce.

Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA  no instagram fique por dentro das nossas dicas!

 

QUER UM ROTEIRO PERSONALIZADO PELA ESPANHA? Entre em contato com a gente através /  canalumavolta@gmail.com

PREVIOUS POST
O que fazer na Espanha no outono
NEXT POST
A Influência árabe na gastronomia espanhola

0 Comment

LEAVE A REPLY

5 − 2 =

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 http://mail.umavolta.com.br 300 0