Os doces de natal típicos da Espanha
A Espanha é um país com tradição na pastelaria e todas as celebrações terminam com doces. No Natal, desde alguns meses antes até um mês depois, você pode comprar doces de Natal em qualquer supermercado. Em quase todas as casas espanholas se come Turrón ou roscón de Reyes, por serem considerados os dois doces de Natal por excelência.
Para que você possa descobrir os doces de natal mais famosos da Espanha, fizemos essa pequena lista.
Veja também: AS SOBREMESAS MAIS TÍPICAS DA GASTRONOMIA ESPANHOLA
TURRÓN
O doce típico de natal por excelência é feito basicamente com mel puro, açúcar, amêndoas e clara de ovo. Embora existam atualmente dezenas de variedades. A indicação Geográfica Protegida Jijona y Turrón de Alicante garante a qualidade de um dos produtos com mais história da Espanha, cuja origem se encontra na Península Arábica. Alguns estudos asseguram que o nougat já existia na villa de Sexona (atual Jijona) no século XVI.

TURRÓN
MAZAPÁN
Amêndoas trituradas e açúcar com maçã deram origem ao “pão maza”. Embora em Toledo seja consumido durante todo o ano, o mazapán é outro símbolo da gastronomia natalina espanhola. A primeira referência escrita a ele data de 1577 e acredita-se que sua origem seja arábe, embora haja quem afirme que ele nasceu no convento de San Clemente na capital Castellano-Manchega, pelas mãos de suas freiras, quando a cidade foi sitiada e teve uma grande necessidade de comida.

MAZAPÁN
MANTECADO E POLVORÓN
Embora sejam consumidos em qualquer época do ano, no Natal aumenta as vendas e o consumo desses doces típicos da Espanha. A origem é andaluza, feito a base bolo de banha, farinha de trigo tostada, com amêndoas moídas e açúcar, e data do século XVI, se destacam pela qualidade os fabricados em Portillo e Tordesilhas, bem como os de Rute. Batizadas de Denominação de Origem Protegida em 2011, as mais tradicionais são “artesanais”, moldadas a mão – Com sabores que variam de Canela dupla, típica de Antequera, a amêndoa chocolate ou limão.

POLVORÓN
ROSCÓN DE REYES
Este pão doce decorado com rodelas de frutas cristalizadas é uma das guloseimas de Natal mais pedidas. É difícil encontrar uma casa na Espanha onde o roscón não seja servido no café da manhã ou no Dia dos Tres Rei. Costuma ser recheado com natas batidas, ou creme de confeiteiro ou de chocolate. Uma das tradições ao comer o Roscón de Reyes é procurar dentro dele pequenas figuras, moedas ou notas, ou o tradicional feijão, se você encontrar algum desses objetos é sinal que é você quem tem que pagar o doce.

ROSCÓN DE REYES
NEULES
Neules, que se assemelham a waffles embora diferem em textura e sabor, são muito típicos do Natal na Catalunha. Esse doce segundo dizem é uma tradição documentada na Igualada em 1470 faziam parte da decoração do altar-mor da Misa del Gallo. São feitos com uma massa líquida de farinha, açúcar, clara de ovo, raspas de limão, essência de baunilha e manteiga, assados e enrolados em brincos. Eles são comidos sozinhos, como acompanhamento de um creme ou sorvete catalão, ou mergulhados em um copo de cava.

NEULES
Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA no instagram fique por dentro das nossas dicas!
QUER UM ROTEIRO PERSONALIZADO PELA ESPANHA? Entre em contato com a gente.
0 Comment